SEJA BEM VINDO!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lição 11: Ajudando os irmãos na igreja.


PRIMÁRIOS

Texto Bíblico: Atos 4:32-37
32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.
36 Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre,
37 possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.

Objetivo:Conscientizar os alunos de que ajudar ao próximo é uma     obrigação cristã.

versículo para memorizar:



Frase do dia:

Lembrancinha:
Boa Aula!

Lição 10: Oferta na casa de Deus


Material para a Classe de PRIMÁRIOS na EBD.

Texto Bíblico: Marcos 12:41-44
41 E sentando-se Jesus defronte do cofre das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro no cofre; e muitos ricos deitavam muito.
42 Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante.
43 E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre;
44 porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento.

Objetivo: Despertar no aluno o desejo de ofertar com amor.

Versículo para Memorizar:

Frase do dia:
Lembrancinhas:

Modelinhos de envelopes: Esses envelopes servem para ensinar que as crianças devem, também, trazer os dízimos para a casa do Senhor. É uma excelente oportunidade para ensinar sobre dízimo e ofertas.Achei esses envelopes no site da escoladominical.net

Sugestão de cântico:

A viuvinha Aline Barros
A viuvinha pois na caxinha 
a ofertinha o seu melhor 
E quem oferta com alegria 
Junta um tesouro muito maior 

Jesus se agrada 
Jesus se agrada da ofertinha da criançada 
As moedinhas 
Fazendo assim 
Tilintintim Tilintintim 

Tilintintim Tilintintim 
a oferta vai caindo dentro da caixinha 
Tilintintim Tilintintim 
Eu quero um coração igual ao da viuvinha 

Tilintintim Tilintintim 
a oferta vai caindo dentro da caixinha 
Tilintintim Tilintintim 
Eu quero um coração igual ao da viuvinha

Clique Aqui e assista ao vídeo da música que vc pode assistir com os pequeninos.
Gostou? Boa aula!

Lição 11: Milagres e curas.


Material de apoio a classe de JUNIORES na EBD.

Texto Bíblico: João 2:1-11
1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus;
2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento.
3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.
4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
6 Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.
7 Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8 Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.
9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo
10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
11 Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.

Objetivo: Demonstrar que o nosso Deus pode curar todas as doenças e realizar Milagres.

Título da Lição:


Versículo para Memorizar: Depois de imprimir recorte seguindo o contorno do desenho.
Compartilhando Boas Novas:


Lembrancinhas: Depois de imprimir recorte seguindo o contorno do desenho de cada lembrancinha.




Boa aula, Professoras!!!

Lição 11: Orando pelos doentes.


Professores de Maternal,
As crianças de 3 e 4 anos são ainda muito dependentes. Esta dependência leva ao apego às pessoas.O professor da EBD logo passa a fazer parte do seu grupo de pessoas queridas. Daí a necessidade do professor ser assíduo, atencioso e carinhoso.Quando as crianças chegam à sala e encontram outro professor ficam tristes e algumas não querem ficar. Professor, elas são assim, se apegam com facilidade e setem muita falta daqueles que gostam. Mas Cuidado! Dê atenção igual a todos. Favoritismo prejudica muito o relacionamento com as crianças. (Revista do mestre p. 35)

Texto bíblico: Atos 28:1-10
1 Estando já salvos, soubemos então que a ilha se chamava Malta.
2 Os indígenas usaram conosco de não pouca humanidade; pois acenderam uma fogueira e nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio.
3 Ora havendo Paulo ajuntado e posto sobre o fogo um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, apegou-se-lhe à mão.
4 Quando os indígenas viram o réptil pendente da mão dele, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, pois, embora salvo do mar, a Justiça não o deixa viver.
5 Mas ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum.
6 Eles, porém, esperavam que Paulo viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado muito tempo e vendo que nada de anormal lhe sucedia, mudaram de parecer e diziam que era um deus.
7 Ora, nos arredores daquele lugar havia umas terras que pertenciam ao homem principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou bondosamente por três dias.
8 Aconteceu estar de cama, enfermo de febre e disenteria, o pai de Públio; Paulo foi visitá-lo, e havendo orado, impôs-lhe as mãos, e o curou.
9 Feito isto, vinham também os demais enfermos da ilha, e eram curados;
10 e estes nos distinguiram com muitas honras; e, ao embarcarmos, puseram a bordo as coisas que nos eram necessárias.

Objetivo: Que a criança aprenda que através de nossas orações podemos ajudar as pessoas que estão doentes.

Palavra Chave:

Versículo para Memorizar:

Lembrancinhas: Depois de imprimir em papel de peso 40KG, não esqueça de recortar seguindo o contorno da forma e cole em palitinhos de picolé. Quando se despedir das crianças dê um tchauzinho com a mãozinha da lembrancinha.

Boa aula e um ótimo fim de semana!!!

Lição 10: A oração de dois homens.


Atenção Profes do Maternal , chegou o material!!! Rimou.....

Texto Bíblico:Lucas 18:9-14
9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano.
11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.
12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!
14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Objetivo: Que a criança aprenda que não devemos ser orgulhosos.

Palavra chave:

Versículo para Memorizar:

Lembrancinha:

Boa aula, Pessoal!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Curso por e-mail



Devido ao grande número de pedidos, estarei realizando cursos on-line, via e-mail e blog específico. o Primeiro curso oferecido Será: 

O Participação do educador para Aprendizagem Infantil

Já ouvi a seguinte afirmativa: "Estou no Departamento Infantil da igreja, mas desconheço o meu verdeiro papel neste Ministério". Muitos estão na igreja trabalhando com crianças, mas não sabem o que devem fazer, nem o que estão fazendo, qual o seu verdadeiro papel dentro de um Ministério infantil. Não sabem agir diante de uma classe indisciplinada, não sabem porque o esforço que estão realizando não está produzindo o resultado almejado.
Diante de tão grande impasse, elaboramos O curso: A PARTICIPAÇÃO DO EDUCADOR PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL, que vem Mostrar ao Educador do ministério infantil o seu verdadeiro papel.

Para maiores informações visite meu blog: Tia Ana Michelle. 

Não perca essa rica oportunidade de se capacitar para a obra de Deus!

Como confeccionar Cânticos e Versículos Visualizados




1. Escolher o cântico ou o versículo.
2. Preparar um esquema daquilo que pretende fazer.
3. Escolher figuras ou desenhos apropriados:
a- Devem ilustrar a mensagem dos cânticos;
b- Devem ser recortados ou feitos com capricho;
c- Devem ser de tamanho suficiente para serem vistos de uma certa distância.

4. Escolher a cartolina ou o papel cartão ou outro tipo de papel;
a- Lembre-se que é difícil ler letras pretas em fundo escuro;
b- Papel cartão tem mais firmeza para cartazes;
c- Cartolina serve para um visual tipo livro.

5. Visualizando o cântico:
a- Planejar a distribuição e a disposição das letras;
b- Experimentar as figuras ou a disposição do desenho para determinar a posição melhor;
c- Depois que terminar de escrever a letra cole a figura ou faca o desenho;
d- Deixe margem de todos os lados;
e- Trace linhas com o lápis, para determinar o tamanho das letras e a escrita em linhas retas
6. Escrevendo a letra do cântico:
a- Deixe espaço adequado entre as palavras;
b- Procure não quebrar pensamentos;
c- Não separe as silabas de uma palavra, nem com hífen;
d- Usar letras maiúsculas e pontuação, conforme o cântico impresso;
e- Usar letras maiúsculas ao começar uma nova página ou frase;
f- o tamanho das letras deve combinar com as figuras e o tamanho do visual;
g- Corrigir erros, colocando por cima um outro papel ou cartolina da mesma cor, cobrindo a letra errada;
h- Fazer letras a lápis antes de passar tinta, se é sua primeira experiência.

7. Outras sugestões:
a- Não usar grampos, fita adesiva ou fita crepe que fiquem aparentes para fixar figuras ou para unir páginas. Use cola ou dependendo do tipo do visual use tecido com cola ou fita adesiva por trás do visual;
b- Apague os riscos à lápis depois que terminar de escrever;
c- Usar tinta nanquim, pincel atômico ou caneta para retroprojetor (marcador de cd). Não usar hidrocor ou outra tinta a base de água;
d- Evite o uso de lápis de cera;
e- Usar bom senso. Evite fazer um visual difícil de manejar;
f- Prepare um arquivo com pastas para arquivar figuras, separadamente, por assuntos. Ex.: natureza, animais e aves, crianças, famílias, objetos diversos e outros.

Achei um excelente post sobre o assunto no blog Eu Evangelizo Criança Clique AQUI  e dê uma olhadinha.


Fonte: http://valordoamor.blogspot.com.br/2008/11/como-criar-canticos-e-versculos.html

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lição 10: Festa na casa de Deus.


Professoras de Juniores, milhões de beijos estalados*******
Vamos ver o material desta semana? Espero que gostem!!!

Texto Bíblico:1 Coríntios 11:23-24
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão;
24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
27 De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.
29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor.
30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.
31 Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados;
32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.
33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
34 Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas eu as ordenarei quando for.

Objetivo: Explicar os motivos pelos quais a igreja deve celebrar a santa ceia.

Título da lição:

Versículo para Memorizar:

Lembrancinhas:

Compartilhando Boas Novas:
Um filme que conta a história deste herói da fé para o professora assistir e compartilhar com seus alunos. Clique AQUI


 Obrigada pelas mensagens deixadas no Mural e espaço para comentários. Boa aula e um excelente Fim de semana!

Reflexão para professores da EBD Infanto-Juvenil




Para a aula deste domingo, gostaríamos de levá-lo a uma reflexão a respeito de sua prática educativa na Escola Dominical.

Em primeiro lugar, o que é ser criança para você? O que é infância?
Por que você é professor de Escola Dominical?
Por que você escolheu dar aulas para essa faixa etária?
Você gostaria de ser seu aluno?
Você gostaria da sua sala de aula?
Você gostaria da sua aula?
Suas aulas têm provocado mudanças de atitude e comportamento nos alunos?
Pense a respeito dessas questões e anote as respostas numa folha de papel.
Em seguida, leia o pequeno trecho abaixo, medite em suas respostas para as perguntas acima e busque soluções para melhorarem seu fazer pedagógico.
É importante observar e compreender a criança, a fim de lhe propiciar oportunidades de conhecer a si própria e a realidade mediante experiências ricas e significativas.

Além disso, é fundamental também que o professor estabeleça um diálogo entre sua prática e o significado do universo infantil. É preciso que ele compreenda a criança não somente sob sua perspectiva, mas do próprio ponto de vista da criança.

Jamais esqueça o planejamento de suas atividades, pois isso gera improvisação, falta de objetividade e organização, e desinteresse das crianças. Contudo, seja flexível, não desperdice os imprevistos ocorridos na aula proporcionados pelos alunos.

Por fim, após o encerramento de cada aula, reserve um momento para refletir sozinho e outro momento para trocar experiência e discutir com outros professores assuntos relacionados à sua experiência, a fim de aperfeiçoar seu ministério.
Deus o abençoe!
       fonte: www.cpad.com.br 
http://sandramac2007.multiply.com

De Educador para Educador


por Cris Poli 

Nesta edição, Enfoque enfatiza aquelas pessoas que trabalham com esse público.
Lidar com criança não é para qualquer um. Diante de tanto descaso e até maus tratos, torna-se temerário deixar filhos com quem é incapacitado, malpreparado ou sequer tem amor aos pequenos. Para bem orientar e esclarecer sobre alguns procedimentos no trabalho infantil, Cris Poli volta a falar, abordando questões que podem ajudar quem atua em creches, escolas, classes dominicais ou outras atividades que envolvam ensino e cuidado com crianças. A pedagoga, conhecida por seu trabalho como “Supernanny” no SBT, tem ampla experiência na área educacional também no exterior, além de ser uma crente em Jesus, preocupada com ensinamentos e princípios cristãos, tão importantes nessa fase.

Como entender e identificar algumas reações das crianças (irritabilidade, depressão, indícios de abuso sexual, etc.)?
Os educadores, em geral, aqueles que estão em contato direto com as crianças e têm a responsabilidade de instruí-las ou orientá-las em diferentes situações, devem ter um relacionamento bem próximo delas para poder identificar qualquer alteração no comportamento. Depois disso, devem entrar em contato com os pais da criança para detectar qualquer mudança no dia-a-dia deles e entender o que está acontecendo com a criança. Todo esse processo requer muita paciência, tempo gasto com a criança e, sobretudo, muito amor, oração e a genuína intenção de ajudar esta criança a superar o problema.
o caso de detectado um abuso sexual, o que fazer?Nesse caso, superdelicado, conversar abertamente com os pais para conhecer mais profundamente a situação e, dependendo da seriedade do caso, encaminhá-la a um profissional competente para poder ajudar essa criança a se livrar das marcas deixadas pelo abuso sexual. Claro que tudo isso com muita oração e amor pela criança.

Que tipo de perfil de e ter um líder de criança? Qualquer pessoa com boa vontade pode trabalhar com elas, pode ser hábil e eficiente?
Um líder de criança tem de ter muito amor por elas e deve ser consciente da responsabilidade que tem nessa função. Boa vontade não é suficiente para ser líder de crianças. É preciso ter muita criatividade, coração de criança, um caráter formado nos traços de Jesus e saber que ele será um referencial para essas crianças durante o tempo da liderança. Deve ser um intercessor preparado para orar e cobrir a vida delas diariamente.

De que forma as pessoas podem se preparar para cuidar de crianças, mesmo aquelas que atuam nas igrejas e não possuem uma formação pedagógica? O que podem fazer? 
Ler e aprender para ser mais eficiente?As pessoas que aspiram ser líderes de crianças ou que pretendem cuidar de crianças e não possuem formação pedagógica devem estudar livros que falem sobre educação, a psicologia e a evolução e desenvolvimento das crianças e que ensinem como lidar com elas. É uma tarefa árdua que requer dedicação, muito amor e perseverança.

O que tem observado de mais danoso no tratamento com crianças dado por pessoas que cuidam delas?
As pessoas que cuidam de crianças não têm a responsabilidade de educá-las, já que essa responsabilidade é dos pais. Elas são parceiras e auxiliadoras dos pais. O que tenho observado é a falta de orientação dos pais para com essas pessoas, e elas se tornam permissivas no cuidado das crianças ,ou muito rígidas, não agindo em unidade com os pais. Isso é prejudicial para as crianças porque não experimentam uma única linha de conduta e orientação.
Como proceder, o que fazer com um líder que não tem jeito com criança, mas insiste em continuar trabalhando para elas?É preciso falar sinceramente com ele, explicar a seriedade da função que quer exercer e para a qual precisa de um jeito e uma habilidade especiais. O melhor é observar essa pessoa e encaminhá-la para outra atividade em que possa se destacar. Descobrir qual é o talento dela e ajudá-la a desenvolvê-lo.

Como avalia o trabalho das igrejas, ministérios infantis, etc.?
Creio que é um ministério de suma importância nas igrejas que precisa ser organizado e desenvolvido com temor de Deus, já que é a formação desde a primeira infância que permanecerá pelo resto da vida desse ser humano. Provérbios 22:6 diz isso. Estou observando que as igrejas estão dando cada vez mais importância a esse ministério, tomando consciência de seu valor e dedicando mais tempo e cuidado em sua organização.
Como acha que deve ser a relação pais x escola/creche/igreja com relação ao trabalho com crianças?Acredito nesta relação. Repito, a responsabilidade da educação dos filhos é dos pais, mas as escolas, creches, berçários e igrejas devem ser parceiros nesta educação. Devem procurar essa aproximação com os pais e vice-versa, a fim de que essa parceria se torne uma realidade. Meu terceiro livro, “Pais e professores educando com valores”, trata desse tema.

Adriana Calcanhoto produziu um DVD chamado “Adriana Partimplim”, que mostra um trabalho inteligente e superbem feito com crianças. Acha que pode servir como modelo para algumas instituições?
Não conheço o trabalho de Adriana Calcanhoto, mas se é um trabalho inteligente e superbem feito para crianças, creio que pode servir como modelo para algumas instituições.

O que acha dos trabalhos musicais infantis feitos por cantores gospel?
Tenho visto trabalhos musicais muito bons feitos por cantores gospel, como os de Ana Paula Valadão.

O que uma pessoa que trabalha com criança jamais deve fazer?
Jamais deve criticar a criança, desvalorizar o trabalho ou a produção dela, não deve bater, gritar ou se descontrolar. Não deve dar risada dela ou ridicularizá-la. Não deve ignorá-la quando ela quer conversar ou se abrir com a pessoa. Enfim, deve usar o bom senso e não fazer nada que possa agredi-la, nem física, nem emocional, nem moral, nem espiritualmente.

O que ela sempre deve fazer?
Ela sempre deve orar pela criança, elogiar e estimular cada acerto dela para que sua auto-estima seja trabalhada positivamente. Deve sempre estar atenta às necessidades dela e ouvir com atenção e interesse o que tem para falar. Deve abraçar, beijar com freqüência e dizer que a ama e que ela é muito importante para essa pessoa. Deve ser gentil, amável, respeitosa e manifestar os traços de caráter de Cristo, lembrando que a criança é muito observadora e que o adulto é um referencial de vida e de atitudes para ela.
O que seria mais importante em um trabalho infantil: organização e método, amabilidade, instrução, espiritualidade?Creio que um trabalho com crianças deve ter vários ingredientes, como os mencionados na pergunta, mas o mais importante de tudo é o AMOR de 1 Coríntios 13, que é o amor conforme o padrão de Cristo, que ao ser recebido pelo adulto possa fluir com força, unção e naturalidade para essa criança.

O que proporia como forma de potencializar um trabalho ou serviço voltado para crianças?
Uma direção de Deus para assumir este trabalho como um ministério entregue nas mãos desse adulto por Deus. Com essa premissa, muita oração e busca de Deus sobre como agir com elas.

fonte: 
http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=86&materia=1165
 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino