SEJA BEM VINDO!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lição 03: Amigo Urso ou amigo irmão?


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ ADOLESCENTES NA EBD.

O amor é a fonte de toda a felicidade e do sucesso dos relacionamentos. Ele fortalece, renova, renasce a esperança e acrescenta nossa fé. Foi movido por este profundo sentimento que Deus nos fez alvo de seu incomparável cuidado, nos transformando em filhos e nos chamando de amigos. A prova incontestável disto é você, que tem o privilégio de ser escolhido para cuidar de seres tão especiais para Deus.

Por isso, o que deve mover seu coração em relação a cada adolescente não pode ser menor que o sentimento que gerou o cuidado de Deus por você, pois ele produz a estima, a afeição, os bons relacionamentos e as boas amizades. Nosso Deus tem um plano de amizade para cada pré-adolescente, porque Ele sabe o quanto é importante ter um amigo.

Creia que Ele também cuida das suas amizades, está com você e nunca o deixará só. Deus lhe oferece a sua amizade, Ele é seu amigo. E você é amigo de Deus? Pode dizer o mesmo para Ele?

Texto Bíblico: 1 Reis 12:1-8

1 Foi então Roboão para Siquém, porque todo o Israel se congregara ali para fazê-lo rei.
2 E Jeroboão, filho de Nebate, que estava ainda no Egito, para onde fugira da presença do rei Salomão, ouvindo isto, voltou do Egito.
3 E mandaram chamá-lo; Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram, e falaram a Roboão, dizendo:
4 Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia a dura servidão e o pesado juro que teu pai nos impôs, e nós te serviremos.
5 Ele lhes respondeu: Ide-vos até o terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.
6 Teve o rei Roboão conselho com os anciãos que tinham assistido diante de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, e perguntou-lhes: como aconselhais vós que eu responda a este povo?
7 Eles lhe disseram: Se hoje te tornares servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, eles serão para sempre teus servos.
8 Ele, porém, deixou o conselho que os anciãos lhe deram, e teve conselho com os mancebos que haviam crescido com ele, e que assistiam diante dele,
Objetivos:
  • Cultivar laços afetivos, sinceros e verdadeiros;
  • Saber o que Deus espera de nossas amizades.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas: Marcador de Bíblia.
BOA AULA!!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CAMPANHA DE ORAÇÃO DO CIRCULO DE ORAÇÃO INFANTIL TEMPLO CENTRAL


Iniciamos no sábado passado, no templo Central, a campanha de oração pelas famílias com o tema: " A ORAÇÃO DA CRIANÇA EDIFICANDO A FAMÍLIA". Foi uma benção!!!

Contamos com a participação do Pastor Daniel, que ministrou para as crianças a respeito do poder da oração e do louvor para a edificação da família.

A oração é capaz de quebrar os grilhões que aprisionam alguns pais nos vícios e no mundo do pecado. As crianças oraram e apresentaram suas famílias a Deus.

Estaremos realizando esta campanha de oração no período de 09 de abril até 28 de maio e cremos que muitos milagres serão realizados por Deus nas famílias das crianças que se fazem presentes neste trabalho, dirigido e abençoado por Deus.

A cada sábado contaremos com a presença de um Preletor que estará trazendo a Palavra de Deus para as Crianças veja abaixo:

dia 09 de abril - Pastor Daniel (Templo central)

dia 16 de abril - irª Eliene (Coordenadora do DEPIN de uma das congregações do Setor 23)

dia 23 de abril - irª Ana Michelle (Dirigente do Círculo de Oração Infantil no Templo Central)

dia 30 de Abril- irª Vanice (Coordenadora do DEPIN do Setor 12)

dia 07 de maio - irª Claudionete (Coordenadora do DEPIN do Setor 01)

dia 14 de maio - irª Josenilza (Coordenadora do DEPIN do Setor 06)

dia 21 de maio - irª Kézia (Coordenadora do DEPIN do Setor 02)

dia 28 de maio - irª Madalena (Vice-diretora do DEPIN em Natal)





Deus é Fiel!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Lição 02: Fazendo a diferença.



MATERIAL DE APOIO A REVISTA DE PRÉ-ADOLESCENTES NA EBD.

Texto Bíblico: Atos 12:5-16

5 Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.
6 Ora quando Herodes estava para apresentá-lo, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias e as sentinelas diante da porta guardavam a prisão.
7 E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
8 Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me.
9 Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão.
10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
11 Pedro então, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus.
12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.
13 Quando ele bateu ao portão do pátio, uma criada chamada Rode saiu a escutar;
14 e, reconhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu o portão, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava lá fora.
15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, assegurava que assim era. Eles então diziam: É o seu anjo.
16 Mas Pedro continuava a bater, e, quando abriram, viram-no e pasmaram.

Objetivos:
  • Entender porque não se deve desejar ao outro o que não se quer para si;
  • Conhecer e apreciar os valores do próximo.
Versículo visualizado: Cartões com as palavras para os alunos montarem o versículo no quadro.

Versículo em cartaz:Palavra do dia:
Cartões para lembrancinhas:
BOA AULA!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

LIÇÃO 02: Deus nos protege na tempestade.


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE MATERNAL NA EBD

Texto Bíblico: Marcos 6: 45-51

45 Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.
46 E, tendo-a despedido, foi ao monte para orar.
47 Chegada a tardinha, estava o barco no meio do mar, e ele sozinho em terra.
48 E, vendo-os fatigados a remar, porque o vento lhes era contrário, pela quarta vigília da noite, foi ter com eles, andando sobre o mar; e queria passar-lhes adiante;
49 eles, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e gritaram;
50 porque todos o viram e se assustaram; mas ele imediatamente falou com eles e disse-lhes: Tende ânimo; sou eu; não temais.
51 E subiu para junto deles no barco, e o vento cessou; e ficaram, no seu íntimo, grandemente pasmados;

Objetivo: Ajudar a criança a vencer o medo da chuva, ventanias e trovões, crendo que Deus nos protege da tempestade.

Versículo visualizado é o mesmo da lição anterior CLIQUE AQUI para salvar

Sugestão de cântic0 (Investindo nas Crianças)
Sugestão de atividades:





Palavra do dia:
Lembrancinha: Dobradura de barquinho.

Boa aula!!!

Ministério Infantil - Parte 3



3o Criatividade e Entusiasmo:

A criatividade cresce!

Nossa criatividade cresce, quando começamos a exercita-la. É certo afirmar que algumas pessoas tem uma mente mais “fértil” que outras, mas muitas vezes isso não é herança genética e sim o resultado do exercício da criatividade a muito tempo.

A criatividade é o poder de “criar”, no entanto é um mito achar que “criar” é algo especifico de algumas pessoas, ou que cria-se a partir do nada. As pessoas que são geneticamente mais inclinadas para a criatividade terão uma facilidade maior em criar, mas isso não quer dizer que só elas tem habilidades para criar, o que somente elas podem criar. Nada se cria do nada, para criarmos alguma coisa precisamos partir de algum ponto existente, ou seja, da observação do que já existe. Desta forma qualquer pessoa pode criar, basta aprender a observar o que já existe.

Segue alguns passos para aprendermos a criar:

Observar Avaliar Equalizar Criar/utilizar

Observar:

Observar é notar aquilo que dá certo em outras realidades. Realmente é observar aquilo que achamos “legal” e poderia ser aplicado ao nosso minsitério.

Avaliar:

Depois de observamos devemos avaliar até que ponto aquilo que achamos “legal” para nosso ministério é realmente algo aplicável.

Equalizar:

Na maioria das vezes uma avaliação correta chega a conclusão que nem tudo o que foi observado é aplicável, ou até mesmo possível naquele determinado momento. Muitas vezes o observado depois avaliado resulta em poucas idéias que realmente podem ser utilizadas. Então devemos equalizar estas idéias ao nosso contexto para que elas sejam aplicáveis, e realmente possam ser utilizadas no mistério.

Criar/Utilizar:

Depois de equalizar observaremos que as idéias aplicáveis não dão conta de toda a realidade existente pois se vierem sozinhas poderam atrapalhar mais do que ajudar. Então após observarmos, avaliarmos, equalizarmos, ao juntarmos estas informações então podemos então criar algo novo.

Este novo será a junção das idéias aplicáveis com a realidade existente. O novo pode mudar totalmente a realidade existente no ministério ou aperfeiçoa-la.

Após o trabalho de criação estar concluído então podemos utilizar aquilo que foi criado, aqui podemos ter algumas surpresas , pois o “ser criado” pode não ser assim tão bom quanto o planejado ai devemos começar o processo novamente.

No começo o processo de aprender a criar pode parecer apenas que copiamos de outras pessoas no entanto quando mais vezes este processo é repetido mais informações e habilidades adquirimos o que nos possibilita criar algo totalmente novo.

O Entusiasmo está relacionado com seu chamado!

Fazemos com entusiasmo aquilo que gostamos. Para trabalhar no ministério infantil o entusiasmo é muito importante, pois sem ele não conseguiremos acompanhar o ritmo “exaustivo” que o ministério nos pede.

Aqueles que não tem chamado para o ministério infantil dificilmente conseguiram manter-se entusiasmadas frente as dificuldades e não agüentaram este ritmo “exaustivo”, assim vindo a desistir o realizar o trabalho de forma pífia.

Diplomas para EBD e EBF


Estou postando modelos de Diplomas e certificados achados na internet para a Escola Bíblica dominical e Escola Bíblica de Férias.



































































terça-feira, 5 de abril de 2011

Cantico de Pascoa



Narrador: E dificil entender o segredo, o misterio da Pascoa. Como pode surgir vida do que morre? A natureza nos ajuda a entender: as borboletas contam sobre a Pascoa ... (Criancas entram segurando borboletas feitas de papel colorido e presas em uma vara ou as criancas vestidas de borboletas entram iniciando o jogral)
1 crianca : Voces pensam que estas borboletas sempre foram assim? Nao e nao.
2 crianca : Primeiro era uma largarta feia e escura ... Se arrastando pelo chao...
3 crianca : Depois ela se enrolou no casulo e ficou escondidinha...
4 crianca : No tempo certo, que surpresa! Do casulo saiu uma linda borboleta a voar, voar, voar....
Narrador: As sementes tambem " contam sobre a Pascoa"... ( Agora entram outras 4 criancas se juntam as demais.Entram uma trazendo flores, outra trazendo frutas, outra pao e por ultimo trazendo uma cruz de madeira) Narrador: No evangelho de Joao 12:24 Jesus nos diz: " Em verdade, em verdade vos digo: se o grao, caindo na terra, nao morrer, fica ele so; mas se morrer, produz muito fruto."
1 crianca : Estao vendo estas flores? Primeiro foram sementes mortas debaixo da terra.
2 crianca : Estas frutas tambem, antes foram sementes mortas debaixo da terra.
3 crianca : E o pao, primeiro foi trigo, que foi semente morta debaixo da terra.
Todas: A semente precisou morrer para termos...
1 crianca: Flores
2 crianca: Frutas
3 crianca: Pao
4 crianca: Assim tambem com Jesus: quem viu Jesus na cruz pensou: Esta morto! Acabou! Mas do mesmo jeito que a semente Jesus viveu de novo. E vive em nos. E vive na Igreja que faz o seu trabalho.

Mais Corinhos Infantis



Sobre o mar

Meu barco é pequeno

Meu barco é pequeno / Tão grande é o mar / Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto / E tudo vai bem / Na viagem à Jerusalém. / Meu braço sem Cristo / Ao céu não irá - nas águas afundará / Mas quando Jesus o meu barco guiar / No céu para sempre hei de estar.

Duas casinhas junto ao mar

Duas casinhas junto ao mar / Mui bonitinhas ao olhar / Veio um terrível temporal / Que surgiu à beira-mar. / Brum! Brum! Brum! / O trovão roncou / O relâmpago fuzilou / Chuá, chuá, chuá! / Chuva assim caiu / E a casinha da areia ruiu. / Uma casinha resistiu / Mas a outra teve de ruir / Se sobre a rocha firme estás / Nada te fará cair...

Deus criou os peixes

Deus criou os peixes para o rio e o mar / Deus criou os peixes todos a nadar / Quando brincam n’água / Até o fundo vão / Vejam como brincam /Sem cuidado eles estão. / Um é pequenino / Outro é bem grandão / Um é bem magrinho / O outro é bem gordão! / Quando brincam n’água / Até o fundo vão / Vejam como brincam / Sem cuidado eles estão.

Pedro, Tiago, João no barquinho
Pedro, Tiago, João no barquinho / No mar da Galiléia. / Jogaram a rede / Mas não pegaram peixes / No mar da Galiléia / Jogaram a rede / Mas não pegaram peixe. / No mar da Galiléia. / Cristo mandou / que eles jogassem a rede / No mar da Galiléia. / Puxaram a rede / Veio cheia de peixinhos. / No mar da Galiléia.


Sobre o Amor de Deus

Sim, Cristo me ama...
Sim, Cristo me ama / A Bíblia diz assim / Yes, Jesus loves me / The bible tells me so / Sí, Cristo me ama. / La Bíblia dice así.

Por mim morreu Jesus

Por mim morreu Jesus / Cravado numa cruz / No monte do calvário / Por mim morreu Jesus

Cristo ama as crianças
Como eu, eu, eu. / Crianças como eu / Amam a meu Jesus / Cristo ama as crianças como eu, eu, eu. / Cristo ama os jovens como eu, eu, eu... /Cristo ama adultos como tu, tu, tu.


Compromisso com Cristo

Eu vou crescer
Eu vou crescer – 2x / Crescer, crescer, crescer / Crescer para Jesus / E quando eu estiver /Deste tamanho assim / Eu quero trabalhar para meu Jesus / Sem fim.

Cuidado, olho, boca, mão e pé!
Cuidado, olhinho, com o que vê! / Cuidado, olhinho, com o que vê! / O Salvador do céu está olhando pra você. / Cuidado, olhinho, com o que vê! Cuidado, boquinha, com o que fala! / Cuidado, boquinha, com o que fala! /O Salvador do céu está olhando pra você. / Cuidado, boquinha, com o que fala! Cuidado, mãozinha, no que pega! / Cuidado, mãozinha, no que pega! /O Salvador do céu está olhando pra você. / Cuidado, mãozinha, no que pega! Cuidado, olho, boca, mão e pé! / Cuidado, olho, boca, mão e pé! / O Salvador do céu está olhando pra você. / Cuidado, olho, boca, mão e pé!

O sabão
O sabão lava meu rostinho / Lava o meu pezinho / Lava a minha mão / Mas Jesus / Quer me deixar limpinho / Quer lavar meu coração / Quando o mal / faz uma manchinha / Eu sei muito bem / Quem poderá limpar / É Jesus – eu não o escondo nada / Tudo Ele pode apagar.


Sobre Psicomotricidade


As árvores balançam
As árvores balançam / Balançam, balançam / As árvores balançam / Balançam como a brisa. / A linda flor se inclina... / Se inclina, se inclina / A linda flor se inclina / Se inclina com a brisa. /
Os passarinhos voam / Sim, voam. Sim, voam. / Os passarinhos voam / Sim, voam como a brisa. /
As criancinhas pulam / Sim, pulam. / Sim, pulam. / As criancinhas pulam / Sim, pulam como a brisa.

Cabeça, ombro, joelho e pé...
Cabeça, ombro, joelho e pé / cintura, também....


Sobre família

Família
Aqui mora alegre pessoal...
Aqui mora alegre pessoal / família bem original / o pai, a mãe, o irmão, a irmã, neném tão miudinho e gentil / neném tão miudinho e gentil. / Tão forte é o papai polegar / tão boa é a mãezinha do lar / o irmão é tão grande outro, outro irmão é menor / neném vamos nós embalar.

Por Ieda Sampaio

Fonte:http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/dicas/corinhos01.html

Lição 02: Confiando em Deus.


MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO JARDIM DE INFÂNCIA NA EBD.
Texto Bíblico: Gênesis 15: 1-6
1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.
2 Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?
3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
4 Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.
5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.
6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

Objetivo: Compreender que Deus é Fiel.

Versículos visualizados:
em cartões: Imprima os cartões abaixo, depois fixe as tiras com fita crepe no quadro de giz. Depois de ler o versículo diretamente da Bíblia e explicar o significado do mesmo, vá retirando as palavras do início, do fim ou do meio e peça para que as crianças falem o versículo completo. Este método estimula a memorização.


Em cartaz:
Palavra do dia: Após imprimir recorte a silhueta da menininha para ficar mais bonito.
Lembrancinhas:
Sugestões de corinhos sobre este tema:
Escutando pois Jesus nos fala, escutando para obedecer.
Passo a passo com Jesus marchando.
Ele é quem vai nos defender.

Deus é bom pra mim (2x) contente estou caminhando eu vou!
Deus é bom pra mim!

Meu bom pastor é cristo com ele eu andarei
Conduz-me a calmas águas Com ele eu andarei
Sempre, sempre com ele eu andarei (2x) Repete o corinho novamente.
Deus é fiel!!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ministério Infantil - Parte 2


2o O Material:

Após compreendermos o que é ministério e sabermos no que isso implica podemos então começar organizar o nosso trabalho como professores no ministério infantil.

O Material deve ser escolhido com muito critério, mas aqui não pretendo demonstrar como escolher o material a ser utilizado e sim demonstrar como utilizar o material disponível.

A seguir seguem algumas dicas de como aproveitar ao máximo o material disponível.

Pensar Criar Aperfeiçoar

Pensar:

Pensar exige tempo. Exige que nos debrucemos no material para compreende-lo e avaliar suas possibilidades. O resultado de pensar o material é saber o que ele pode nos oferecer.

Criar:

Quando já sabemos o que o material pode nos oferecer, podemos então criar novas ferramentas a partir do material existente para suprirmos nossa realidade. Criar é inventar.

Aperfeiçoar:

Quando pensamos e criamos nos aperfeiçoamos, pois quando realizarmos este processo uma segunda vez teremos mais elementos para realizar um trabalho melhor. Pensaremos com mais facilidade, criaremos com mais habilidade.

A revista não corresponde totalmente a sua realidade? Então faça adaptações, use a criatividade o importante é conhecer seus alunos e suas verdadeiras necessidades.

Conheça os alunos.

Quem são?

Como vivem?

Quem são seus pais?

Qual tipo de relacionamento tem em casa?

Autor:Bruno Elias Menezes

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino