SEJA BEM VINDO!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Lição 5: Deus, meu maior Amigo.


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE JARDIM DE INFÂNCIA NA EBD.
Texto Bíblico: Gênesis 21:1-7.
1 O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido.2 Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara;3 e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.4 E Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando tinha oito dias, conforme Deus lhe ordenara.5 Ora, Abraão tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho.6 Pelo que disse Sara: Deus preparou riso para mim; todo aquele que o ouvir, se rirá comigo.7 E acrescentou: Quem diria a Abraão que Sara havia de amamentar filhos? no entanto lhe dei um filho na sua velhice.
Objetivo: Após a criança participar ativamente das experiências de ensino bíblico em classe, ela será capaz de copreender que embora Deus seja o Todo-poderoso, Ele nos ama e deseja ser o nosso melhor amigo.
Versículo visualizado: Palavra do dia:

Lembrancinhas:


Atividade:

Alfabeto para apresentação da Palavra do dia:


Pra apresentação da palavra do dia, faça cartões com as letras do alfabeto. Coloque as mesmas em uma caixa. Peça que cada criança retire um cartão e fale a letra que retirou. Elas terão que falar o nome de um amigo que começe com a letra retirada.
Nesta faixa etária as crianças ainda estão sendo alfabetizadas, por isso, será necessário ajudá0las para que todos participem. Depois mostre a letra J. Fale que o nome do nosso maior amigo começa com esta letra. Pergunte a classe: "quem é o nosso melhor e maior amigo? Isso, mesmo! Jesus é o maior e melhor amigo.
veja mais sugestões no site da CPAD: CLIQUE AQUI


A palavra-chave da aula de hoje é “AMIGO”. Durante o decorrer da...
Leitura Bíblica Gênesis 21.1-7
I. De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus é o nosso maior e melhor amigo.• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. • A palavra-chave da aula de hoje é “AMIGO”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus ama e deseja ser o melhor amigo do .... (nome do aluno).”
II. Saiba Mais
Uma das mais importantes práticas que uma criança aprende a fim de obter uma boa saúde emocional por toda a sua vida é a habilidade de desenvolver e manter relacionamentos. Fazer amigos é claramente uma prática a ser aprendida, e não um processo automático. As crianças precisam ser ensinadas a como brincar e partilhar com outros; como desenvolver empatia aprendendo o que as outras crianças sentem; e como resolver conflitos quando há uma opinião diferente.O número de amigos que a criança tem é menos importante do que a qualidade dos amigos. Sinceramente, amizades duradouras com uma ou duas crianças são adequadas para cultivar a alma da criança. Mesmo quando elas são bem novas, a presença de bons amigos pode confortá-las do estresse por meios que relacionamentos adultos não conseguem. As crianças precisam de relacionamentos calorosos, e precisam ser valorizadas e aceitas por outras crianças.Amigos são espelhos, e ajudam as crianças a estabilizarem suas identidades. Eles são feedback — “Eu sou como as outras crianças da minha idade”.O que os pais e professores podem fazer para ajudar a criança a fazer amigos• Comece observando o comportamento específico da criança e o que a separa das outras. Por que ela não tem amigos?• Diga imediatamente à criança quando seu comportamento impedir o desenvolvimento de uma amizade. Explique o que ela pode fazer para corrigir o problema.SANFORD. Doris. Criança pergunta cada coisa... . Rio de Janeiro, CPAD, 2008.
III. Conversando com o professor
Por falar em amigo, que tipo de amigo você é? Existe uma grande diferença entre conhecer bem alguém e ser um verdadeiro amigo. A maior evidência da amizade genuína é a lealdade; estar disponível para ajudar nos momentos de angústia e dificuldade. Muitas pessoas são amigas de ocasião. Ficam por perto quando a amizade as beneficia e afastam-se quando não conseguem tirar proveito do relacionamento. Pense sobre seus amigos e avalie sua lealdade para com eles. Seja o tipo de amigo verdadeiro que a Bíblia nos encoraja a ser!(Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD.)
IV. Sugestão
Professor, certifique-se de que seus alunos saibam que Deus anseia por ter um relacionamento com eles. Deus quer uma amizade especial com eles, uma amizade que não poderá ter com mais ninguém porque cada criança é única.
Você pode: - fazer download desta lição* - 32kb

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Lição 5: Adão - A imagem de Deus.


MATERIAL DE APOIO A REVISTA DE PRÉ ADOLESCENTES NA EBD.
Desculpem não ter postado as duas lições anteriores, mas estou trabalhando muito. Procurarei colocar esta obra como prioridade para que não deixe de postar mais nenhuma lição.
Atenção Professores: Amanhã estarei postando as lições do maternal e jardim de infância.
Texto Bíblico: Gênesis 1:26,27;
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 2:18;
18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
Romanos 8:29.
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
Objetivos:
  • Explicar o significado da criação do homem à imagem e conforme semelhança de Deus.
  • Definir propósitos divinos na criação do homem e da mulher.

Versículo visualizado:


Palavara do dia: Lembrancinhas:


Dinâmica sugerida na revista pg 33:

Dinâmica do espelho:

Proponha a elaboração de uma lista sobre o tema QUAL É A IMAGEM DE DEUS? Os alunos irão dizer palavras que definam a imagem de Deus para eles (amor, justiça...).

Depois da lista pronta, organize os alunos em círculo sentados ou em pé. o professor irá mostrar a caixa aos alunos (dentro da caixa fixar um espelho ao fundo). Inicialmente, perguntará o que eles imaginam que haja dentro da caixa levantando uma série de hipóteses. Mesmo que algum aluno acerte o professor não deverá confirmar, pois esta etapa serve para despertar a curiosidade.
Em seguida dizer aos alunos que esta caixa será passada por todo o c´rculo para que cada um conheça QUAL A IMAGEM DE DEUS. É importante orientar que não façam nenhum comentário sem que todos tenham vista a caixa. 9Quando os alunos abrirem a caixa verão a sua imagem refletida no espelho).
Ao final, o professor deverá propor que os alunos observem a lista elaborada no início da dinâmica e pensem sobre as carcterísticas que precisam ser refletidas através de suas vidas. pode ser aberto para discussões e comentários.

leia o artigo do site da CPAD sobre a lição: CLIQUE AQUI

BOA AULA!!!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Lição 4: Deus me protege.


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE JARDIM DE INFÂNCIA NA EBD.
Texto Bíblico:Daniel 6:1-23
1 O rei Dario resolveu dividir o país em cento e vinte províncias e escolher cento e vinte homens para governá-las.
2 A fim de que tudo corresse bem, e não houvesse prejuízo, o rei nomeou três ministros para controlarem os cento e vinte governadores. Um desses ministros era Daniel,
3 e ele mostrou logo que era mais competente do que os outros ministros e governadores. Ele tinha tanta capacidade, que o rei pensou em colocá-lo como a mais alta autoridade do reino.
4 Aí os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada.
5 Então eles disseram uns aos outros: —Nunca encontraremos motivo para acusar Daniel, a não ser que seja alguma coisa que tenha a ver com a religião dele.
6 Então foram todos juntos falar com o rei e disseram: —Que o rei Dario viva para sempre!
7 Todos nós que ocupamos posições de autoridade no reino, isto é, os ministros, os governadores, os prefeitos e as outras autoridades, nos reunimos e concordamos em pedir ao senhor que dê uma ordem que não poderá ser desobedecida. Ordene que durante trinta
8 Portanto, ó rei, dê a ordem e a assine a fim de que não possa ser anulada. De acordo com a lei dos medos e dos persas, essa ordem não poderá ser anulada.
9 O rei concordou; assinou a ordem e mandou que fosse publicada.
10 Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por d
11 Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus.
12 Então foram procurar o rei a fim de falar com ele a respeito da ordem. Eles disseram: —Ó rei, o senhor assinou uma ordem que proíbe que durante trinta dias se façam pedidos a qualquer deus ou a qualquer outro homem, a não ser ao senhor. E a ordem diz tamb
13 Aí eles disseram ao rei: —Mas Daniel, um dos prisioneiros que vieram da terra de Judá, não respeita o senhor, nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia.
14 Ao ouvir isso, o rei ficou muito triste e resolveu salvar Daniel. Até o pôr-do-sol daquele dia, ele fez tudo o que pôde para salvá-lo.
15 Os inimigos de Daniel foram falar de novo com o rei e disseram: —O senhor sabe muito bem que, de acordo com a lei dos medos e dos persas, nenhuma ordem ou lei assinada pelo rei pode ser anulada.
16 Então o rei mandou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. E o rei disse a Daniel: —Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve.
17 Trouxeram uma pedra e com ela taparam a boca da cova. O rei selou a pedra com o seu próprio anel e com o anel das altas autoridades do reino, para que, mesmo no caso de Daniel, a lei fosse cumprida ao pé da letra.
18 O rei voltou para o palácio, mas não comeu nada, nem se divertiu como de costume. E naquela noite não pôde dormir.
19 De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões.
20 Ali, com voz muito triste, ele disse: —Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?
21 Daniel respondeu: —Que o rei viva para sempre!
22 O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.
23 O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Assim ele foi tirado, e viram que nenhum mal havia acontecido com ele, pois havia confiado em Deus.
Objetivo: Após a criança participar ativamente das experiências de ensino bíblico em classe, ela será capaz de compreender que Deus nos ama e nos protege em todos os momentos de nossas vidas.
Versículo visualizado: Palavra do Dia:

Lembrancinhas:


Gostou??? Deixe um comentário!!
Boa aula!!!

Liçaõ 4: Deus Criou as flores.


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE MATERNAL DA EBD
Texto Bíblico: Gêneses 1:9-13.
9 Aí Deus disse: —Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar a fim de que apareça a terra seca! E assim aconteceu.
10 Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom.
11 Em seguida ele disse: —Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que dêem sementes e árvores que dêem frutas! E assim aconteceu.
12 A terra produziu todo tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom.
13 A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o terceiro dia.
Objetivo: Aprender que Deus nos ama, por isso, criou todas as coisas para o nosso bem.
Versículo visualisado: Palavra do Dia:

Lembrancinhas:
Atividade:




BOA AULA!!!!


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lição 03: Deus criou a terra.


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE MATERNAL NA EBD.
Atenção professoras de 5 e 6 anos: Em breve estarei postando o material de apoio a classe de jardim de infância!
Texto bíblico: Gêneses 1:9-10.

Objetivo: Aprender que Deus criou a terra. O Senhor tudo criou para o nosso bem.
Versículo visualizado:


Palavra do dia:
Atividade:

Sugestão de cânticos para a hora da ofertinha:
Dlim, dlim,dlim, faz a moedinha
quando a minha oferta.
cai na sacolinha.

Quem dácom alegria
como o sol brilhará (3X)
Quem dá com alegria
Como o sol brilhará,
E Deus o recompensará!

Se você não conhece as melodias use a criatividade e use uma que achar que fica legal!!!
BOA AULA!

sábado, 8 de janeiro de 2011

O PEREGRINO PARA CRIANÇAS - CAPA DURA



Comprei hoje para meus filhos este livro é ótimo e resolvi indicá-lo para vocês que visitam este blog. Vocês podem contar essa linda história na igreja(Culto infantil e círculo de oração) e em casa para seus filhotinhos. É uma benção!!!


O livro conta a história dos adolescentes, Cristão e sua amiga Esperança são transportados de um modo fantástico para um mundo cheio de aventuras e de intrigantes personagens onde apenas a confiança e a fé em Deus poderão transportá-los de volta para casa. Este livro colorido e ricamente ilustrado é uma versão para crianças do clássico O Peregrino, de John Bunyan. Um livro ao mesmo tempo divertido e edificante, que nos ensina que Deus realmente responde as orações!

Você pode comprá-lo clicando AQUI

    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

    LIÇÃO 2: O Universo criado por Deus.


    MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ-ADOLESCENTE DA EBD.

    Texto Bíblico: Genesis 1:1,3-4,14-18

    1 No começo Deus criou os céus e a terra.

    2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.

    3 Então Deus disse: —Que haja luz! E a luz começou a existir.

    4 Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.

    14 Então Deus disse: —Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações!

    15 Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra. E assim aconteceu.

    16 Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas.

    17 Deus pôs essas luzes no céu para iluminarem a terra,

    18 para governarem o dia e a noite e para separarem a luz da escuridão. E Deus viu que o que havia feito era bom.


    Salmos 19:1-2

    1 Salmo de Davi. Ao regente do coro. O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram.

    2 Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite.


    Objetivos:
    • Diferenciar o criacionismo da teoria do Big Bang;
    • Identificar que a ordem e a complexidade do universo revelam a existência de um Criador.
    Palavra do dia:
    Lembrancinha:

    Quando paramos para pensar no Deus Todo-Poderoso, a quem amamos e...



    Texto Bíblico: Gênesis 1.1,3-4,14-18; Salmos 19.1-2

    Quando paramos para pensar no Deus Todo-Poderoso, a quem amamos e servimos, em Jesus Cristo, nosso terno Salvador, sentimos que o Espírito Santo transborda o nosso coração de alegria, prazer e agradecimento pelo fato de sermos chamados filhos herdeiros de Deus (Rm 8.17). Este é um privilégio muito grande, pois o Deus a quem servimos é maravilhoso em suas obras; magnífico, excelente.

    O apóstolo Paulo enfatiza a grandeza de Deus quando exclama: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!”(Rm 11.33). E continua interrogando quem ensinou ao Senhor a fazer isso ou aquilo? Ele assim se expressou não com o propósito de encontrar outro que se iguale a Deus, porque isso é impossível, mas justamente, para engrandecer ao Senhor e mostrar que não há outro igual a Ele.

    A criação, os sinais e milagres operados por Deus são evidências claras do seu poder. Todo o Universo, os astros e a natureza manifestam a sua glória.
    O Deus que tudo criou prometeu estar conosco todos os dias, por isso, não precisamos temer. Confie, pois Ele é fiel.( Texto extraído da Revista do Maternal – Mestre1/2, Rio de Janeiro: CPAD).

    Fonte: http://www.cpad.com.br/


    Você pode:
    - fazer download desta lição* - 35kb

    terça-feira, 4 de janeiro de 2011

    LIÇÃO 2: Deus Criou as águas.


    MATERIAL DE APOIO A CLASSE DO MATERNAL NA EBD

    Texto Bíblico: Gêneses 1:6-8.

    6 Então Deus disse: —Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!

    7 E assim aconteceu. Deus fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado de cima.

    8 Nessa divisão Deus pôs o nome de “céu”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia.


    Objetivo da lição:Aprender que Deus criou as águas e manda a chuva.

    Versículo visualizado:
    Palavra do dia:
    Atividades:


    Encontrei estas atividades no site: www.smartkids.com.br

    BOA AULA!!!

    sábado, 1 de janeiro de 2011

    LIÇÃO 1: Deus criou o dia e a noite.


    MATERIAL DE APOIO A CLASSE DO MATERNAL NA EBD

    O tema deste trimestre será: "A criação de Deus" e você, professor, terá a grande missão de ensinar as crianças que Deus é o criador de todas as coisas. Por isso prepare-se! pesquise, planeje, estude sobre as características das crianças da faixa etária que você ensina e acima de tudo busque a unção do Espírito Santo. Que Deus te abençoe grandemente!

    Texto Bíblico: Gêneses 1:1-5

    1 No começo Deus criou os céus e a terra.

    2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.

    3 Então Deus disse: —Que haja luz! E a luz começou a existir.

    4 Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.

    5 Deus pôs na luz o nome de “dia” e na escuridão pôs o nome de “noite”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia.


    Objetivo: Aprender que Deus criou e fez separação entre luz e trevas.

    Versículo visualizado:



    Palavra do dia:
    Lembrancinhas: Confeccione um círculo em cartolina duplex ou colorset preta. Faça na cartolina branca um semicírculo. Fixe os mesmos com uma "bailarina" de forma de a parte branca seja sobreposta a preta assim criança poderá mover as partes, veja figura na página3 da revista do mestre.
    Atividade:
    Boa Aula!!!!





    Característica de um bom professor:



    Você deseja ser um bom professor? então veja na lista abaixo as característica de um bom professor se já tiver todas, Parabéns!!! Se faltar algumas, estude, pesquise, se esforce e principalmente: Ore, pois com certeza vai chegar a seu objetivo.

    1. Conhece profundamente a matéria a ser ensinada;
    2. Prepara cada aula de forma específica identificando claramente o objetivo de cada lição e aula;
    3. Explica aos alunos o objetivo da lição; 4. Explica o motivo da tarefa a ser realizada;
    5. Cria um ambiente agradável ao aprendizado;
    6. Gosta de trabalhar com os alunos;
    7. Dá instruções claras e é bem organizado;
    8. Apresenta o conteúdo da matéria com modelos ou exemplos;
    9. Mantém-se dentro dos limites do objetivo;
    10. Exige muito dos alunos - treina-os para que sejam responsáveis;
    11. Atua de maneira constante;
    12. É dedicado e responsável - exige muito de si mesmo;
    13. É criativo - versátil na maneira de ensinar, possui novas idéias e novos materiais; 14. É entusiasta e enérgico, porém aceita idéias dos alunos;
    15. Notifica aos alunos quanto ao aproveitamento;
    16. É flexível - está sempre disposto a dar e receber (aconselhar e escutar);
    17. Provê oportunidades de aprendizagem para alunos atrasados ou avançados sem causar embaraços, isto é, adapta o ensino segundo as necessidades individuais dos alunos;
    18. Estimula a sala de aula para que haja respeito mútuo e cooperação (lições e pesquisas em grupo);
    19. Trata os alunos como indivíduos;
    20. Respeita as opiniões dos alunos, reagindo sempre de maneira construtiva;
    21. Encoraja os alunos a melhorarem e terem um bom conceito de si mesmos;
    22. Tem senso de humor - expressa seus sentimentos e atitudes;
    23. Tem um relacionamento amigável com os alunos, mantendo a disciplina;
    24. Coopera com os outros professores;
    25. Veste-se de forma adequada;
    26. Usa métodos de ensino comprovados;
    27. Continua seu desenvolvimento profissional;
    28. Conhece a visa pessoal dos alunos;
    29. Importa-se em conhecer a comunidade e os recursos locais.

    Cristina Mellin
     

    Postagens populares

    Arquivos do blog

    Total de visualizações de página

    Recursos Visuais em EVA

    Recursos Visuais em EVA
    Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
    Related Posts with Thumbnails

    Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino